Beleza, Início, Unhas de Gel

Unhas de Gel: Amigo ou Vilão das Unhas?

Unhas de gel encantam pela beleza e durabilidade, mas será que fazem bem às unhas naturais? Neste artigo, compartilho reflexões e experiências sobre esse cuidado tão amado — e os impactos que muitas vezes são ignorados.

Quem é que não gosta de unhas lindas e bem cuidadas, não é mesmo?
Digo isso incluindo também aqueles que se encantam ao ver as unhas das suas companheiras — e até mesmo desconhecidos, que, sem palavras, elogiam mãos que exalam cuidado, cor e forma.

Esse é um dos motivos que levam tantas mulheres a cuidarem das suas unhas. Para muitas, manter as unhas impecáveis se torna uma prioridade tão grande que chegam a abrir mão de outras coisas também importantes para garantir que suas mãos estejam não só bonitas, mas “maravilhosas”.

Mas sabemos muito bem que nem tudo o que brilha é ouro — e tudo tem seu preço. Isso também se aplica às unhas artificiais.
No caso das unhas de gel, o que vemos é, na verdade, uma “nova unha” sobre a unha natural, criando a aparência de uma unha perfeita e, quanto mais natural ela parecer, melhor!

Essa escolha, porém, envolve alguns custos à saúde das unhas.
Sempre que aplicamos unhas artificiais, é necessário lixar as unhas naturais, passar produtos para desidratá-las e aplicar camadas de gel reconstrutor. Todo esse processo, geralmente, também envolve o uso da cabine UV para a secagem.

E o que acontece com nossas unhas?
Elas ficam desequilibradas e fragilizadas.
Precisamos lembrar que as unhas naturais não estão ali apenas para embelezar: elas também cumprem funções de proteção do nosso organismo — algumas das quais talvez nem conheçamos completamente.

Unhas de gel são lindas, sim, mas também podem nos tornar dependentes de um padrão de beleza que, muitas vezes, acaba gerando estresse.
Há mulheres que só se sentem, ou são vistas como, “arrumadas” se estiverem com as unhas impecáveis — inclusive em ambientes de trabalho, onde, muitas vezes, essa pressão estética é ainda mais forte.

E eu? Faço o procedimento de unhas em gel?
Sim, fazia.
Hoje em dia, não faço mais, não porque desgoste do visual, mas porque estou buscando focar mais na saúde das minhas unhas.
Continuo admirando a beleza das unhas em gel — elas são duradouras e ficam brilhantes por semanas! — mas a preocupação com a saúde das minhas próprias unhas fala mais alto.
Hoje, o máximo que faço é esmaltar as unhas, cuidando sempre da hidratação das cutículas e evitando o contato excessivo com produtos abrasivos.

Quero ressaltar que não estou aqui para colocar as unhas de gel como vilãs, nem para exaltar unhas desleixadas.
Também não estou aqui para julgar mulheres que vivem suas próprias realidades — que muitas vezes ninguém de fora consegue realmente entender.

A minha admiração vai para a mulher que, em meio a tantas pressões da vida, consegue ainda assim cortar suas unhas, mantê-las hidratadas e lixadas.
Isso pode parecer pouco para muitos.
Mas é um gesto de autocuidado que traz beleza natural às mãos.

Cada mulher sabe da sua própria história, dos seus limites e das suas prioridades.
O importante é cada uma estar bem consigo mesma.
Cada pequeno cuidado importa, e muito, para o bem-estar em geral.

Tagged , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *