Quem nunca ouviu falar do óleo de coco extra-virgem? Talvez isso seja uma grande novidade para você, mas na verdade, a grande maioria já ouviu falar dos benefícios que o óleo de coco extra- virgem traz.
E pode ser qualquer óleo de coco?
Na verdade há muitas marcas hoje no mercado, e claro que sabemos que nem sempre aquilo que brilha é realmente valioso!
Então fique esperto, e faça o seu próprio óleo de coco ou escolha uma marca que lhe inspire confiança, e não se guie somente pela mensagem do rótulo.
Por exemplo…eu constumo comprar óleo de coco sabendo que não é extra-virgem, compro de marcas em que confio, mas sabendo que não é um óleo de coco extra-virgem.
O que geralmente considero na hora da compra de um óleo de coco extra-virgem?
Primeira coisa que eu faço é ler os igredientes, vejo se está escrito, óleo de coco extra-virgem.
E quando já estou em casa, abro o óleo de coco, e sinto o seu cheiro! se tiver um cheiro bem característico de coco, já considero como um ponto positivo; em seguida vejo a sua cor, se tiver a cor um pouco amarelada me deixará um pouco duvidosa, mas se tiver uma cor quase branca ou totalmente branca, então com certeza essa marca ganhou a minha confiança.
E porque razão eu faço isso?
Pela simples razão de que eu mesma faço o meu óleo de coco, lógico que não sou especialista no assunto, mas o meu têm um cheiro que nunca vi em outro óleo de coco que tenha comprado, e nunca também notei tanta transparência quanto o meu.
Claro que não estou dizendo que o meu óleo é melhor que outros, isso não! Mas o que estou dizendo é que, realmente posso perceber alguma diferença entre os óleos de coco extra-vigem que há no mercado.
Então, fiquem atentos na escolha de um óleo de coco extra-virgem.
Eu vou contar um pouco dos detalhes de como eu faço o meu óleo de coco extra-virgem. Mas todo o passo a passo, estará no vídeo acima!
Lembrando pessoal, que eu não cheguei logo acertando de primeira não tá? Errei algumas vezes até chegar ao ponto que queria.
Primeiro parti o coco, depois piquei-os em pequenos pedaços e os coloquei dentro de uma liquidificadora com a própria água do coco ( se a água do coco estiver estragada, jogue fora e utilize somente água filtrada).
Depois triturei todo o coco, com muita calma, sempre triturava um pouco e desligava, depois mexia um pouco para soltar das bordas e voltava a ligar.
Depois de triturado, utilizei um coador de pano. Geralmente as pessoas utilizam um pano branco não é mesmo? Mas na altura, não encontrei um pano branco, então avistei esse coador branco e fiquei muito feliz por tê-lo encontrado, pois facilitou-me muito mais.
Antes de utilizar o coador, eu o lavei e esterelizei com um pouco de água fervente!
E coei todo o coco triturado, para dentro de uma vasilha de vidro, e ficou assim, como monstra a imagem.
E este é o passo não menos importante! É o momento de filtrar o leite de coco depois das 48hs de sua fermentação.
Passadas as 48hs de fermentação, foi colocado na geladeira para solidificar, causando a separação entre água e o óleo, deixei aproximadamente quarenta minutos.
Aproveitando o clima de verão, deixei-o sobre a mesa até ficar em estado líquido! Percebedo que o leite já estava dissolvido, peguei um pote de vidro esterelizado, e coloquei sobre o pote um filtro próprio para café, escoei todo o leite de coco já fermentado dentro do filtro de café.
O processo de filtragem pode ser um pouco demorado, pois não se pode mexer no fitro, e se assim o fizer, correrá um grande risco de rasgá-lo!
O processo normal de filtragem poderá durar um dia inteiro, ou até mesmo durar até o dia seguinte.
Você poderia pular esse processo perfeitamente, mas teria que manter o seu óleo de coco sempre na geladeira e não ficaria transparente.
Nós queremos o óleo do coco, é justamente por isso todo esse processo está sendo feito, o seu óleo suportará ficar fora da geladeira sem estragar.
Lembro- vos que eu faço o meu óleo de coco extra-virgem sempre quando o clima de onde moro está mais quente! Quando chega o frio, eu compro um óleo de coco extra-virgem de alguma marca de minha confiança.
Este é o meu óleo de coco em estado líquido, quando está sólido fica super branquinho! Sua textura é muito densa com um cheirinho irresistível.
Se ainda existem dúvidas à respeito, não esqueçam de assistir o vídeo do passo a passo, o vídeo está logo acima.
Fiquem com Deus e boa saúde para vocês!