Beleza, Início, Unhas de Gel

Unhas de gel, acrílico ou esmalte em gel, qual seria a melhor escolha?

Já perguntou-se qual seria o melhor procedimento de unhas artificiais para a saúde de suas unhas? Boa parte das pessoas já sabem, que já não há só um tipo de procedimento de embelezamento de unhas no mercado, e dependendo da região, os procedimentos mais procurados são: Unhas de acrílico, unhas de gel, e esmalte de gel conhecido também como, verniz de gel.

E com o crescimento de novidades no mercado, é preciso estar atentos principalmente com os ingredientes presentes em cada produto, por isso leia os ingredientes! E caso não consiga obter informações sobre esse produto, procure saber com a profissional que faz o procedimento em suas unhas, e se por acaso esse pedido de informação lhe for negado por algum motivo, então, obtenha o nome do produto e pesquise os ingredientes na web.

Para uma melhor compreensão, decidi detalhar o passo a passo do procedimento e remoção das unhas citadas acima:

Passo a passo – Unhas de acrílico

1 Higienizar as mãos da cliente com álcool 70%, para higienizar as mãos da cliente.
2 Inicia-se o processo de preparação das unhas, que é: Cortar e lixar, deixando também a superfície das unhas porosas, para a certeza de uma melhor fixação do produto.
3 As unhas são limpas com uma escovinha apropriada, para remoção de todo pó solto sobre as unhas, dedos e mãos, e é aconselhado higienizar as mãos da cliente novamente.
4 Em seguida é aplicado o primer para uma melhor aderência do produto, e para prevenir possíveis fungos, logo após inicia-se o processo de modelagem das unhas, mas antes de começar a modelar, é preciso colocar formas de unhas muito próximas as unhas naturais, começando em seguida, o processo de modelagem das unhas, que é feito com acrílico em pó e o Monômero para unhas de acrílico.
5 Depois disso, chega o momento não menos importante! Que é o de lixar, mas dessa vez, deve-se lixar, ao ponto de dar um aspecto mais próximo que se conhece de uma unha natural. E esse processo é iniciado primeiramente com uma lixa mais grossa, depois mais outras duas lixas para finalizar, e dependendo da preferência da cliente, pode ser usado no momento da modelagem das unhas, pó acrílico de qualquer cor disponível que a cliente desejar.

Remoção:

É feito geralmente com uma broca profissional, removendo uma pequena parte do acrílico, caso queira fazer somente uma manutenção. Se quiser remover as unhas artificias na sua totalidade, primeiro é removido boa parte do acrílico, nunca chegando muito perto das unhas naturais.

Passo a passo – Unhas de gel

1 Se higieniza as mãos da cliente para iniciar o processo, e isso é extremamente importante em qual quer processo antes de iniciar o processo de preparação até a finalização das unhas artificiais.
2 Inicia-se o processo com uma lixa, deixando as unhas porosas para uma melhor fixação do produto.
3 Passa-se uma escovinha para a remoção de todo o pó de unhas soltas
4 Higienizar novamente, logo em seguida aplicando um primer contra fungos, deixando que seque por alguns instantes.
5 Se for necessário, é colocado uma extensão de unhas, seja tips ou fibras de vidro, para dar um reforço no momento em que for trabalhar o comprimento das unhas artificiais.
6 E em seguida, começa a aplicação da camada gel base, depois é levado para secar na cabine UV ou UV LED por alguns minutos, isso se segue sendo feito em todas as unhas. No caso de unhas de fibra de vidro, o gel base é aplicado para a aderência das fibras, portanto são unidos nesse processo.
7 Depois de o gel base ter sido aplicado em cada unha, é também aplicado o gel construtor, esse gel é o que dará corpo as unhas, para que possa esculpi-las, dando uma nova forma.
8 Depois de finalizado a aplicação do gel construtor, inicia-se o processo de dar forma as unhas, isso pode ser feito com a broca ou com uma lixa manual.
9 Pode ser também aplicado um gel de cor, antes de finalizar com top coat, mas caso queria as unhas com aspecto mais natural, é só pular essa etapa
10 Por fim, é só finalizar com o top coat, levando as unhas novamente para secar na cabine UV ou UV LED.

Remoção:

Nesse caso, depende o que a cliente quer e necessita, pois se a cliente optar por aplicar novamente uma nova cor de gel, é deixado boa parte do gel, e só é removido a camada de cor e um pouco do gel construtor, partes soltas também são removidas, e aplica-se mais um pouco de gel na parte crescida das unhas, isso seria mais um processo de manutenção das unhas. Caso queira remover as unhas artificiais por completo, é removido boa parte do gel com a broca, e dependendo da cliente, pode-se remover completamente o gel, ou deixar uma parte de produto nas unhas, querendo a cliente remover por completo, poderia ser usado um produto removedor de gel deixando atual por alguns minutos.

Passo a passo – Unhas com esmalte em gel:

1 Deve-se higienizar as unhas e mãos da cliente.
2 Lixar as unhas para que fiquem levemente porosas.
3 Remover a poeira de pó de unhas com uma escovinha apropriada.
4 Higienizar as unhas para remover o restante de resíduos de pó solto das unhas.
5 Aplicar base, levar a cabine UV ou UV LED para secar.
6 Aplicar a cor escolhida colocando para secar. Pode ser que seja preciso. aplicar a cor novamente, vai depender de quão pigmentado é o produto, pois é por isso, que geralmente aplica-se duas camadas de cor.
7 E por último, aplica-se o top coat para proteger a cor e dar brilho, colocando as unhas para secar novamente na cabine UV ou UV LED.

Remoção:

Para remover o esmalte em gel das unhas, é preciso remover o brilho de toda superfície do esmalte em gel, pois assim o produto penetrará no verniz com mais facilidade, quebrando toda estrutura do esmalte em gel, mas para que isso aconteça, é necessário deixar agir por alguns minutos.

Julguei necessário trazer o passo a passo de como é feito o procedimento de cada uma das unhas citadas logo no começo desse artigo, para que cada um possa conferir e analisar com base nessas informações, qual seria a melhor opção de procedimento para a integridade das unhas. E é claro que outras coisas também precisam ser consideradas, como por exemplo: se a pessoa tem ou não alguma alergia ao ingredientes contidos nesse produto.

Percebam que, as unhas de acrílico e unhas de gel, só se remove por completo caso a cliente não queira mas o acrílico ou o gel sobre suas unhas, mas se quiser, pode manter as unhas fazendo a manutenção necessária. Já as unhas com esmalte em gel, depois de removida o esmalte em gel com um removedor potente, se a cliente quiser aplicar uma nova cor, fará isso sobre as unhas já fragilizadas, devido o contato que as unhas teve produto removedor, não deixando de mencionar que as unhas já haviam sido lixadas antes de uma nova aplicação de esmalte em gel, o que deixa as unhas muito mais fragilizadas! Por isso, as unhas são deixadas mais curtinhas, removendo assim as partes mais fracas das unhas, e novamente é aplicado o esmalte em gel. Por isso, considerando os pontos mais importantes para a integridade das unhas, eu escolheria o procedimento de unhas em acrílico ou de gel, e claro que também é importante proteger as mãos da luz uv com uma luva de proteção caso faça esse procedimento. Lembre-se! Estou falando somente da integridade das unhas, já a saúde, é só mesmo deixando de utilizar produtos com químicos que são prejudiciais a sua saúde.

E você, já decidiu qual tipo de procedimento de unhas usar? Ou qual desses procedimentos você acha mais seguro, ou menos agressivo para a saúde de suas unhas? Compartilhe com a gente, deixando a sua opinião aqui abaixo!

Tagged , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *