Receitas, Receitas veganas, Receitas vegetarianas

Feijão cremoso

Sei que muitas pessoas sabem fazer o seu próprio feijão! Mas gostava de compartilhar com vocês, a maneira que faço o meu feijão.

E no próximo artigo, deixarei uma sujestão de arroz integral e uma mistura de chouriço vegan com batata, misturados a outros ingredientes saborosos!

Ingredientes necessários: 

Feijão

500gr. de feijão

2 Colheres rasas de chá, de sal marinho (prove o feijão e veja qual a quantidade ideal)

1/2 Cebola

3 Dentes de alho

1 Colher de sopa de óleo de coco

Alguns ingredientes descritos, podem ser substituídos segundo o gosto e a necessidade de cada pessoa.

Algumas pessoas não consomem certos tipos de alimentos e não podem exagerar em algum tipo de tempero! Então, diminua ou substitua os ingredientes que possam lhe causar algum dano a sua saúde.

 

Feijão

A primeira coisa que faço é colocar o feijão de molho por algumas horas ou de um dia para o outro, isso quando me lembro!

Mas já que quase sempre não me lembro, então,  aproveito este tempo para deixá-lo de molho.

Depois de três horas aproximadamente, jogo a água do descanso do feijão fora, e o lavo pela útima vez, logo em seguida coloco o feijão dentro de uma panela de pressão, e encho-a com água pela metade, fecho muito bem a panela e coloco o feijão para cozinhar em fogo médio, e assim que inicia a pressão, diminuo sua temperatura.

Você pode deixar seu feijão cozinhando de vinte a quarenta minutos, dependendo da pressão que tiver sua “panela de pressão”, pois o tempo pode variar para cada tipo de panela, outro ponto que também levo em consideração, é no que diz respeito a quantidade de água adicionada.

Geralmente quando cozinho feijão, eu me ligo principalmente no cheiro! ” marco também o tempo de cozimento para ter uma noção certa de quanto tempo ele estará cozinhando, deixo-o então de vinte a trinta minutos.

Quando desligo a panela de pressão, confiro se o feijão está realmente bem cozido! O ponto de cozimento é quando ao ser esmagado com o dedo, o grão cozido amassa por completo.



O próximo ponto é o tempero, esta é a fase não menos importante.

Todo os passos na verdade são importantes! E este é o momento em que darei o ponto de creme em meu feijão.

Coloco a panela para aquecer, e adiciono uma sopa de colher de óleo de coco, quando percebo que o óleo já aqueceu, adiciono a cebola picada.

Refogo a cebola sem que queime, e ao ficar levemente dourada, adiciono o alho, e deixo dourar um pouco mais.

Em seguida adiciono somente os caroços do feijão e mexo sempre, sem deixá-lo grudar no fundo da panela! E se começar  grudar no fundo da panela, diminuo a temperatura do fogo ou e adiciono pouquíssima água, e continuo mexer a ponto de desmanchar o feijão.

E assim que percebo que o feijão está em ponto “cremoso”, adiciono a quatidade de sal marinho, e mexo um pouco mais para que o sal dissolva por completo.

Adiciono a água do cozimento do próprio feijão, e deixo por mais alguns minutinhos em fogo baixo para finalizar.

Depois disto é só desligar, e sevir como preferir!

Dica: Gosto de adicionar ao primeiro cozimento, duas folhas de louros, dá um toque mais especial.

É issol! Este é o meu estilo de feijão.

Não esqueçam de conferir o artigo a seguir: Arroz integral e batata com chouriço de soja

Fiquem com Deus, e até mais!

Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *