Início, Produtos, Produtos Ecológicos

Coletor menstrual ou absorvente de tecido?

O coletor menstrual, também conhecido como copinho menstrual, possui a forma de um pequeno copo, tendo tamanhos que poderiam variar de mulher para mulher, e no ato da escolha de um coletor, é levado também em consideração alguns fatores importantes, como: Intensidade do fluxo menstrual, quantidade do fluxo menstrual, tamanho do útero, entre outros fatores, que deve ser investigado junto a um especialista em ginecologia.

E dentro do período em que utilizava o coletor menstrual mensalmente, pude perceber se era ou não, bom para o meu corpo. E como é importante o tempo da experiência! Pois passados alguns bons meses utilizando o coletor menstrual, pude compreender melhor o que eu realmente queria. E foi por esse motivo, que a minha história com o coletor menstrual, quase que terminou! Só não chegou ao fim, por causa da necessidade que ainda tinha em utilizá-lo em viagens mais longas.

Bem, agora posso citar para vocês, quais foram os pontos mais fortes que me levaram a deixar o uso mensal do coletor menstrual, mas antes de falar dos motivos que me fizeram abandonar o uso frequente do coletor menstrual, quero salientar que, o que falo aqui neste artigo, é com base na minha experiência, sendo assim, alguma coisa poderá soar meio estranho para outras mulheres que tiveram experiências diferentes.

E o motivo pelo qual deixei o uso mensal do coletor menstrual, foi pelo fato, de que não conseguia removê-lo de dentro de mim com tranquilidade, pois acabava me machucando, mesmo tendo o máximo de cuidado! E no momento da remoção, saia quase que aberto, mas, o motivo mais forte de ter deixado o uso frequente do coletor menstrual, foi pelo fato de sempre ter que removê-lo com mais frequência, trazendo-me assim, um trauma maior na sua utilização, pois enchia rapidamente a ponto de vazar, e foi por isso que deixei o uso mais frequente do coletor menstrual.

E deixando o coletor menstrual um pouco a parte, agora, quero descrever um pouco da minha experiência com os absorventes de tecido. O absorvente de tecido é algo mais prático, pois dá para colocar e remover mais rapidamente, possui também um tecido resistente e durável. E não fica por aí! Pois acabei também encontrando um ponto negativo nos absorventes de tecido, que é o fato, deles não absorver tão rapidamente o sangue menstrual, pois o sangue menstrual fica visível por cima do tecido, e em contato com a pele da região íntima, e isso do sangue estar sempre em contato com a pele, não é nada confortável na altura do período menstrual.

E a única forma que tive em mente para tentar driblar esse desconforto causado pelos absorventes de tecido, seria o de trocá-los com mais frequência! Mas, as vezes nem isso resolvia a situação, por isso, então, recorri aos absorventes descartáveis. Bem, ainda consigo fazer uso dos absorventes de tecido, porém, ainda não me é o suficiente para conter as avalanches dos dias em que estou no período menstrual, mesmo assim, consigo economizar mais, e produzir menos lixo.

E você, já teve alguma experiência parecida? Então, conte-me nos comentários.

Tagged , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *